quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Avaliação da I Conseg



Camaradas,

Participamos com entusiasmo da I Conferência Nacional de Segurança Publica - Conseg. Desde março que trabalhamos na realização das etapas preparatórias. Realizamos duas Conferências Livres, participamos da Conferência Livre promovida pelo Corpo de Bombeiros, das etapas Municipal e Estadual da Conseg.

Chegamos a Brasília com o objetivo de garantir o encaminhamento da Desmilitarização entre as 40 diretrizes priorizadas. Éramos 25 Praças das Polícias e Corpos de Bombeiros de todo o país que, durante os quatro dias de Conseg, trabalharam incessantemente para ganhar os votos da Sociedade Civil e de alguns Colegas que, equivocadamente, não entendiam o porque de lutarmos pela desmilitarização.

Vencemos. Mesmo contra todo o aparato do Estado representado pelos comandos de Polícia e Bombeiros que lá estavam e contavam com a infra do Corpo de Bombeiros do DF. Mesmo sem recursos e com pouco pessoal aprovamos a Desmilitarização em duas diretrizes. A 12ª (2.19A) e a 18ª (3.2A) na ordem de prioridades.



Vencemos porque aprovamos a Moção de Apoio a Lei de Anistia que trâmita no Congresso Nacional com 268 assinaturas de apoio e a Moção de Repúdio ao Comando da Políca Militar de Santa Catarina que expulsou colegas Praças como retaliação das mobilizações naquele estado em Dezembro de 2008.

Vencemos porque colocamos na pauta da Secretaria Nacional de Segurança Publica a necessidade de se reestruturar as Polícias e Bombeiros, de reformular os Regulamentos Disciplinares e os Estatutos a fim de garantir um ambiente mais saudável para o trabalhador e dar perspectivas de ascensão profissional.

E, principalmente, vencemos porque tivemos a prova que, mesmo pequenos e sem estrutura, mostramos que somos capazes de JUNTOS encaminharmos nossas demandas.

Entendemos que esssa foi apenas a primeira vitória. Entendemos que a parte mais difícil começa agora. Precisamos nos manter organizados para encaminhar nossas demandas e garantir que sejam REALMENTE adotadas enquanto Políticas Públicas de Segurança.

Rodrigo Maribondo - Presidente ABM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário