quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Iniciaram-se as negociações

Camaradas,

Finalmente as negociações com o governo tiveram início. Começamos nossa mobilização dia 1 de agosto com uma assembléia geral unificada realizada no Clube Tiradentes. Acho que todos lembram. Somente 50 dias depois da primeira Assembléia é que o governo do estado resolveu nos receber para tomar conhecimento de nossa reivindicação. Mas não nos deixemos enganar.

Nesse meio tempo muita coisa aconteceu nos bastidores. Fizemos duas outras Assembléias Gerais nos dias 21 de agosto e 10 de setembro. Realizamos uma caminhada pelas ruas do Alecrim (dia 21), deflagramos o "Movimento Polícia Legal" com panfletagens, campanha de doação de sangue e arrecadação de alimentos. Perseguimos a Governadora até São Paulo do Potengi onde conseguimos nossa primeira conversa. No dia 21 de agosto, pouco antes da Assembléia do Clube Tiradentes conversamos com o Secretário de Segurança. Nada foi resolvido. Temos discutido com o Comando da Polícia desde então sobre a viabilidade de encaminharmos o Cumprimento da Lei 273/04.

O Estado só agora se pronunciou. A primeira conversa com o Secretário de Administração foi dia 21, ao meio dia. Na oportunidade o Dr. Paulo César disse que não havia a possibilidade de o Estado assumir um impacto de 108 milhões na folha de pagamento para 2010. Disse-nos ainda que realizou uma pesquisa e localizou um parecer do Superior Tribunal de Justiça que indeferiu pleito semelhante feito por Policiais Militares do Estado de Goiás em 2003 o que poderia ser considerado como precedente para a inconstitucionalidade de nossa reivindicação. Saímos um tanto desanimados da reunião.

Passamos então o resto da segunda-feira quebrando a cabeça para elaborar uma proposta intermediária. Concluímos os trabalhos às 3:00 h da manhã com uma proposta que implicaria em uma despesa anual de aproximadamente 46 milhões de reais a mais que em 2009.

Submetemos essa proposta a Assembléia Geral e seguimos para mais uma reunião na Secretaria de Administração. Desta vez com a presença dos Secretários de Administração, Segurança, Comando da Polícia, Deputada Larissa Rosado e entidades representativas da Polícia e dos Bombeiros. O estado recebeu a proposta e se comprometeu de até o dia 1 de outubro convocar nova reunião para discutirmos a viabilidade de acatar o pleito.

O mais importante de tudo isso Camaradas, é que as negociações finalmente começaram. Não podemos e não devemos entender que o problema está resolvido. Começamos agora a dialogar. Só agora. Quase dois meses depois da primeira Assembléia Geral e quase três meses depois de termos provocado o estado com ofícios informando sobre a Lei 273/04 e a reivindicação da categoria.

A luta não acabou. Está apenas começando. Precisamos nos manter unidos, organizados e combativos se quisermos avançar na conquista do respeito aos nossos direitos.
Bons dias a todos e vamos à Luta.

Rodrigo Maribondo
Presidente ABM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário