sábado, 2 de outubro de 2010

Você exerce a cidadania votando consciente.

Sd Caninde
Amanhã temos a oportunidade de fazer valer os nossos direitos enquanto cidadão, votar e eleger nossos representantes para o legislativo e executivo (estadual e federal).
Nesse período as velhas promessas de campanhas de eleições passadas se repetem, mostrando que nada ou pouco foi feito para que os problemas fossem resolvidos. Problemas como Segurança Pública, Saúde e Educação estão entre as mais prometidas.
Na atual conjuntura votar consciente é votar no menos ruim e não no melhor.
Por mais difícil e complexo que seja o quadro de representantes exposto para nossa escolha, o sufrágio [voto] é fundamental para o fortalecimento de qualquer democracia. Décadas de regime militar privaram os brasileiros deste direito. O movimento público pelas "Diretas Já " foi um marco histórico na história republicana brasileira. Neste contexto, a pregação em prol do voto nulo ou voto em branco é mais uma manifestação de revolta ou indignação do que de consciência cívica.
Entretanto, não se pode julgar quem opta por estes tipos de votos. Afinal, a democracia é parte de uma sociedade pluralista e multifacetada, pelo menos teoricamente. De todo modo, as eleições para cargos públicos mexem com o cotidiano das localidades onde serão realizadas. É um tempo em que diferenças vêm à tona, contradições são exploradas, falhas são mencionadas, conquistas são relatadas, alianças políticas são costuradas e desavenças são praticadas. Neste emaranhado de acontecimentos, a população se vê em meio a um bombardeio de coisas boas e ruins (com mais ênfase, normalmente, para as últimas).
Votar consciente é escolher pessoas que representem sua categoria. Pessoas que estejam mais próximas de sua realidade social. O empregado que vota no empregador dificilmente verá os seus problemas resolvidos. O Agente de Segurança poderá ver seus problemas resolvidos votando em pessoas que vivenciam a vida nas instituições de segurança.
Portanto votem consciente nesta eleição, vamos eleger nossa representação. A Segurança Pública merece ter seu representante.

Somos capazes de construir um futuro melhor, basta querermos!
Vamos a luta!
Vote Consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário