quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chuvas fortes pelo País causam morte de Bombeiros.

Temporada de fortes chuvas e enchentes volta atingir grande parte dos Estados brasileiros, trazendo prejuízos, transtorno e também morte.

Três bombeiros morrem soterrados em Nova Friburgo; um está desaparecido.

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro confirmou na manhã (12) a morte de três bombeiros que se deslocavam para operação de salvamento em Nova Friburgo, na região serrana. Um bombeiro permanece desaparecido.

A região serrana do Rio sofre com o excesso de chuva e deslizamentos desde o início desta semana. As cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são até o momento as mais atingidas, segundo a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a assessoria do órgão, os bombeiros soterrados em Nova Friburgo estavam em um carro em direção a uma das áreas castigadas pela chuva quando teriam sido atingidos por um forte deslizamento de terra. Três bombeiros morreram, três foram resgatados e um permanece desaparecido até o início da tarde desta quarta-feira. A prefeitura da cidade decretou estado de calamidade pública.


Foi mobilizada uma força-tarefa integrada por bombeiros de duas unidades especializadas, o Grupamento de Busca e Salvamento e o 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente de Magé, com experiência nessas missões, inclusive com atuações destacadas nas tragédias do Haiti, Ilha Grande e Morro do Bumba, em Niterói.
Balanço parcial
Depois de dois dias de chuva forte na Região Serrana do Rio, subiu para 335 o número de mortos na área. Em Nova Friburgo, o número de vítimas passou de 107 para 155, segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Friburgo, na manhã desta quinta-feira (13).
Choveu forte durante a madrugada desta quinta-feira (13) nos acessos a Teresópolis. Na cidade, os bairros mais atingidos, segundo a Defesa Civil, são Caleme, Posse e Campo Grande. A Defesa Civil, que ainda não conseguiu chegar ao bairro de Campo Grande, acredita que mais de duas mil casas tenham sido destruídas pela chuva e que cerca de 150 corpos estejam na região. Eles vão tentar chegar a este bairro nesta manhã. Oitocentos homens da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros tentam localizar desaparecidos em Teresópolis. O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou a chuva como a "maior catástrofe da história de Teresópolis". “Não foi possível escolher o que ia cair. Casa de rico, casa de pobre. Tudo foi destruído”, disse a empregada doméstica de 27 anos, Fernanda Carvalho.
O trabalho de resgate das vítimas da tragédia causada pela chuva na cidade é reforçado por homens do Grupamento de Busca e Salvamento que atuaram no Morro do Bumba, em, Niterói, em Angra dos Reis e no Haiti. À noite, integrantes desse grupamento resgataram com vida um bebê de seis meses de idade. Também resgatado com vida, o pai dele passou 15 horas soterrado, abraçado ao filho.

Vídeo mostra resgate de mulher em enxurrada na Região Serrana do RJ
Moradores de prédio vizinho jogaram corda e conseguiram resgatar a mulher.





Nenhum comentário:

Postar um comentário