sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SEJUC e Corpo de Bombeiros definem ações da Defesa Civil


A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania - SEJUC vai viabilizar apoio orçamentário ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte - CBM/RN para execução do trabalho de levantamento de pontos vulneráveis a catástrofes naturais dentro da área de atuação da Defesa Civil. Na tarde desta sexta-feira (14) o titular da SEJUC, Thiago Cortez se reuniu com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dantas e com o sub-comandante, coronel Otto Saraiva para tratar do assunto.

O Corpo de Bombeiros já visitou o município de Assu para avaliar as áreas que poderão ser atingidas por fortes chuvas como aconteceu em 2008. De acordo com o coronel Dantas, a equipe da corporação visitou a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e manteve contatos com o prefeito Ivan Junior em busca de informações sobre áreas de risco. "Estamos fazendo um trabalho de prevenção e de planejamento de como iremos atuar se houver alguma necessidade", informou.

Thiago Cortez explicou que a SEJUC hoje tem dificuldades para operacionalizar diretamente as ações de Defesa Civil. A estrutura encontrada pelo novo governo na SEJUC consta apenas de uma sala e três funcionários. O secretário, entretanto, destacou que está mobilizando as várias secretarias e órgãos do Governo visando o atendimento às necessidades das ações da Defesa Civil.

O secretário da SEJUC informou também que, orientado pela governadora Rosalba Ciarlini, está desenvolvendo esforços para a regulamentação da Lei Complementar 247/2002 que cria o Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros do RN. A regulamentação permitirá que o CBM estabeleça uma taxação sobre serviços não emergências que irá servir para equipar a corporação. Com novos e adequados equipamentos o CBM passará a operacionalizar as ações da Defesa Civil no RN. Thiago Cortez lembra que no Brasil em apenas dois Estados a Defesa Civil não é coordenada por militares.

Na próxima segunda-feira (17) o CBM apresentará à SEJUC o relatório do levantamento dos pontos de risco no Vale do Assu e um planejamento para o caso de necessidade de ações emergenciais como remoção e alojamento de pessoas, atendimento de saúde e fornecimento de alimentos.

Fonte: Assecom RN
http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/sejuc-e-corpo-de-bombeiros-definem-acoes-da-defesa-civil/6426/

Nenhum comentário:

Postar um comentário