terça-feira, 12 de abril de 2011

Bombeiros do RN e Defesa Civil auxiliarão o Ministério da Integração Nacional na criação do Mapa de Desastres do Brasil

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, e o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, estiveram reunidos nesta segunda feira, 11 de abril, em Brasília/DF, com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. O encontro, que contou também com a presença dos demais Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros do Brasil, serviu para aproximar a Defesa Civil Nacional com a Defesa Civil dos Estados com ações de padronização da linguagem operacional e dos procedimentos e protocolos adotados por ambos os órgãos. Na ocasião, também foi formada uma comissão para estudar a mudança no estatuto das cidades, cujo o presidente é o vice-presidente da República, Michel Temer.


De acordo com o Tenente Coronel Josenildo Acioli, Coordenador Estadual da Defesa Civil do RN, o Brasil caminha para em 2018 ser a quinta economia do mundo e, segundo ele, a Defesa Civil precisa acompanhar esta contingência. “É necessário revermos a legislação brasileira de Defesa Civil se quisermos acompanhar o crescimento que se espera do país no futuro. Devemos ter um compromisso com a Defesa Civil do Brasil como política de Estado”, disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli.


Logo após a reunião com o Ministro da Integração Nacional e com o Secretário Nacional de Defesa Civil, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN e o Coordenador Estadual da Defesa Civil participaram da abertura do Seminário Internacional sobre gestão integrada de riscos e desastres, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O evento, que contou com mais de 1.800 inscritos, teve como foco a apresentação das diretrizes da nova gestão da Secretaria Nacional de Defesa Civil quanto a prevenção, treinamento, capacitação e aproximação das Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil com a Secretaria Nacional de Defesa Civil.


Segundo o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, será criado pela Defesa Civil Nacional um “Cartão Pagamento” para auxiliar, financeiramente nas ações de socorro, os Estados e Municípios atingidos por eventos adversos, de forma que as ações administrativas do órgão sejam mais transparentes nos repasses dos recursos financeiros. “Toda a ação pública deve ser pautada na legalidade como princípio basilar e a transparência das ações acabam por dar mais credibilidade e confiança a Defesa Civil. Além disso, a descentralização da Secretaria Nacional de Defesa Civil, através da criação das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (CORDEC) nas cinco regiões do Brasil, proposta neste encontro, tornará as ações mais eficientes e com um menor tempo resposta aos desastres regionais”, disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN.


No encerramento do primeiro dia de seminário ficou decidido que até o mês de julho deste ano será criado o “Mapa de Desastres” de todos os Estados brasileiros. Esta produção contará com a parceria do Centro Universitário em Pesquisa e Estudos em Desastres (CEPED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)


Fonte: Assessoria de Imprensa do CBMRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário