quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bombeiros do RN registram 810 incêndios entre janeiro e outubro na região metropolitana


De acordo com os dados estatísticos do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte realizou 8.296 atendimentos na região metropolitana, no período de janeiro a outubro de 2011. Deste total, 4.286 foram ocorrências operacionais, sendo 810 do tipo incêndios e princípios de incêndios. Entre os locais com maiores registros de incêndios estão: Áreas de vegetações (230), Residências uni familiares (214), Veículos (108), Edificações Comerciais (82), Residências multi familiares (16), entre outros. 

Segundo a assessoria de comunicação social do CBMRN, a corporação vem registrando nos três últimos meses (agosto, setembro e outubro) um aumento na quantidade de atendimentos realizados. “Como já era esperado, estamos registrando nos últimos meses do ano um aumento gradativo no número de ocorrências do Corpo de Bombeiros. O período compreendido entre os meses de agosto e fevereiro é considerado um período crítico em função do aumento da temperatura gerada por esta estação do ano. Com a mudança do clima, aumentam-se os incêndios em terrenos baldios e o consumo de eletrodomésticos nas residências. Verifica-se que a falta de manutenção adequada e o mau uso dos materiais domésticos, como ar condicionado, ventiladores, panela de pressão, mangueira do botijão, adaptadores elétricos (T), entre outros, estão entre os principais causadores de incêndios”, disse o Tenente Christiano Couceiro.

Entre os procedimentos básicos de segurança, os bombeiros orientam que os moradores de apartamentos ou comércios verifiquem se a edificação possui o habite-se do Corpo de Bombeiros, documento que atesta a segurança contra incêndio da estrutura, e se o mesmo está dentro da validade. Também é importante cobrar ao síndico ou empresa administradora do prédio que mantenha os sistemas preventivos sempre em boas condições de uso. “As mangueiras de combate a incêndio, armazenadas nas caixas de hidrantes, devem ser desenroladas a cada três meses para evitar vincos nas dobras e os extintores recarregados a cada ano”, disse o Tenente Couceiro.

Fonte: Imprensa CBM-RN
Sd Canindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário