domingo, 25 de dezembro de 2011

Bombeiros do RN registram aumento de ocorrências com abelhas no Verão


Uma média de 20 chamadas para captura de enxames de abelha tem tornado esse tipo de ocorrência o principal serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros Militares (CBM) na Grande Natal. Dados mostram que já foram registradas 1.606 desses atendimentos durante todo o ano pelos Bombeiros, totalizando 17,6% de todas as chamadas em 2011. O tenente BM Valdeir Silva, chefe de operações do CBM, alerta para época de migração desses insetos durante o verão.

Captura de abelhas
Um exemplo do perigo que as abelhas podem trazer durante esta época foi a invasão de um enxame a um ônibus que trafegava pela Avenida João Medeiros Filho, no conjunto Panatis, Zona Norte de Natal, na tarde da última quinta-feira. O veículo foi rapidamente esvaziado e os Bombeiros acionados para fazer a captura dos insetos. Na mesma tarde, por volta das 17h, na mesma avenida, mas no bairro da Redinha, outro enxame atacou animais e transeuntes. Nesse caso, o enxame teve de ser exterminado pelos bombeiros.

O Tenente Valdeir Silva explica que este período é caracterizado pela migração de enxames para áreas onde possam dar início a uma nova colméia. "Nesse processo, pode ser que elas parem em um determinado local apenas para descanso. É preciso evitá-las quando se aproximam". Ele ressalta que as abelhas não atacam pessoas ou animais, mas tomam atitudes de defesa. "Quando alguém tenta atear fogo nas colméias ou quando cachorros atacam os enxames, elas tendem a avançar. Deve-se nunca matar uma das abelhas, pois, quando isso ocorre, o inseto libera feromônios que atraem as demais".

O tenente aconselha que as pessoas que notarem a presença de uma colméia em suas casas ou terrenos próximos, acionem o CBM para a retirada dos insetos. "Nunca tente botar fogo na colméia. Já houve casos em que o morador perdeu o controle das chamas e incendiou toda uma loja", disse o oficial.

Fonte: Imprensa CBM-RN
Canindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário