terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AMIGO DO PEITO

Bombeiros realizaram 3.772 coletas de leite materno em 2011

Criado em 18 de outubro de 2002 pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), o Programa "Bombeiro Amigo do Peito" tem por objetivo diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém nascidas, desnutridas e portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.

O CBMRN através de equipes formadas por bombeiros e enfermeiros, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), faz a coleta do leite materno das mães doadoras e distribui aos bancos de leite cadastrados na Coordenadoria Estadual do Banco de Leite do RN. Entre as entidades que recebem o leite coletado pelo programa estão: a Maternidade Escola Januário Cicco e os Hospitais Central, Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) e o Santa Catarina. Nestes locais, o leite é pasteurizado e distribuído para as demais maternidades públicas e privadas do estado.

Para o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, o Programa Bombeiro Amigo do Peito é um dos mais atuantes e relevantes programas sociais existentes no país. “A dedicação que ofereceremos ao programa Bombeiro Amigo do Peito é justificável e necessária em função do retorno que oferece no salvamento de vidas", disse o Comandante.

Em 2011, a corporação realizou um total de 3.772 coletas de leite materno, através do Programa Bombeiro Amigo do Peito, o que representou 37,3% do total de atendimentos prestados pela instituição no ano passado. Diariamente, a corporação disponibiliza, das 7 às 16 horas, duas viaturas e militares, do serviço operacional de saúde do órgão, para atuar, exclusivamente, no Programa.

Diante dos resultados do programa, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, prometeu não medir esforços para garantir a ampliação desta ação solidária em todo o RN. "Em função das ações positivas alcançadas pelo programa nos últimos anos estaremos, em conjunto com a SESAP, buscando novas oportunidades de contribuir com o desenvolvimento desta importante ação social, inclusive com a aquisição de novas viaturas que venham melhorar o transporte e o armazenamento do leite materno durante as ações de coleta residenciais", enfatizou o Comandante dos Bombeiros.
Os interessados em obterem mais informações sobre o agendamento de visitas da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite devem fazer contato através do telefone 0800-722-24-00 ou 3215-5957, das 7 às 18 horas, de segunda à sexta.

Fonte: Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário