segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ATENDIMENTO DE SOCORRO DE URGÊNCIA NOS ESTÁDIOS

Bombeiros contribuem com  formação de uma nova visão do atendimento de socorro no futebol Potiguar.

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou na tarde deste domingo, 29, uma mega operação de prevenção de acidentes e combate a incêndios durante o clássico entre o ABC e América, pelo Campeonato Estadual de Futebol, no Estádio do Frasqueirão.
Durante a partida, a corporação atuou com 50 bombeiros, incluindo os alunos do Curso Básico de Operações em Estádios (CBOE) em andamento desde o dia 16 de janeiro, e contou com o apoio de 40 voluntários da Cruz Vermelha que estiveram distribuídos nas arquibancadas e camarotes do Frasqueirão realizando ações de transporte de vítimas aos postos médicos instalados no local.
Neste domingo, três postos médicos foram ativados e três ambulâncias disponibilizadas pelos dirigentes do ABC Futebol Clube, a pedido do Corpo de Bombeiros, para garantir uma maior segurança aos freqüentadores do evento. Os dois novos postos foram oferecidos, exclusivamente, para o atendimento de torcedores do ABC e América, ficando um terceiro para o atendimento de jogadores, comissão técnica, imprensa e profissionais do evento.

Vítima Clínica

Durante a partida, os bombeiros registraram 28 ocorrências de atendimento médico somente nos dois novos postos oferecidos aos torcedores. De acordo com o Tenente Daniel Gleidson, oficial do CBMRN, a elevada estatística de atendimentos contabilizada, nos postos extras da partida, justifica a necessidade de um maior investimento, por parte dos órgãos dirigentes do futebol potiguar, com relação ao socorro prestado ao torcedor do campeonato estadual.
“Os dirigentes de clubes do futebol potiguar devem garantir ao torcedor um melhor atendimento médico e de socorro dentro dos estádios. Conseguimos sensibilizar os dirigentes do ABC quanto a necessidade de uma maior logística para o clássico deste domingo. Esperamos que sirva de exemplo para os demais clubes e futuros jogos”, disse o oficial.



Antes da intervenção dos bombeiros, o Frasqueirão oferecia apenas um posto médico para atender a todos os ocupantes do estádio, inclusive os torcedores adversários que tinham que passar por dentro da torcida do ABC para serem atendidos.
“Daqui para frente caberá aos dirigentes de clubes do futebol potiguar darem prosseguimento as ações de socorro ensinadas pelo Corpo de Bombeiros. Estaremos prontos para auxiliar sempre que formos solicitados”, disse o Tenente BM Gleidson.

Fonte: Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário