quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Autoridade é diferente de autoritarismo

Autoridade refere-se a uma prática pró-social, que tem como objetivo levar o ser humano a perceber as normas colocadas pela sociedade, a julgar sua legitimidade e a avançar no sentido de tornar mas humana e mais democrática a vida em sociedade. O Autoritarismo ao contrário, está ligado a arbítrio e a práticas antidemocráticas e anti-sociais.

A diferença entre autoridade e a pessoa que manda reside nas diversas maneiras como a autoridade é exercida. Estas maneiras vão determinar a qualidade do modo de exercer autoridade e, ao mesmo tempo, construir a legitimidade da autoridade exercida por alguém. O uso do autoritarismo, é apenas um modo de exercer a autoridade, e podemos dizer que é o modo ruim ou desqualificado de uma pessoa em posição de comando ou de liderança, atribuindo-se o título de dono da verdade.

Alexandre Herculano disse que “o princípio da autoridade, considerado como critério único e exclusivo da verdade, é não menos falso que o da razão, da consciência, ou de qualquer outro, tomado do mesmo modo exclusivamente”.

A posição de mando não confere à pessoa a condição de idônea, nem torna ou faz verdadeira nos seus atos. A pessoa que manda, deve construir a sua autoridade durante o tempo que está a frente de um grupo ou exercendo um cargo que lhe permite ter pessoas subordinadas, para que possa vir a ser referência para os outros, pelo seu modo de ser e de agir.

  • Saber ouvir quem a procure sem causar medos e sem ameaças;
  • Possui sabedoria e conhecimentos para criar e estabelecer regras e normas, e saber avaliar as exceções quando elas surgirem;
  • Será capaz de demonstrar visão de futuro, percebendo novas tendências, novos valores, hábitos e costumes;
  • Mostrar-se como uma pessoa de mente atualizada e inovadora;
  • E acima de tudo, ser capaz de praticar atitudes éticas.
Nenhuma dessas qualidades você vai encontrar na pessoa mandona, porque ela depende dos outros estarem submissos e concordes para conseguir demonstrar pseudo-firmezas e aparente segurança nas atitudes.
A figura de autoridade torna-se muito grande sobre nós devido a importância ou valor que atribuímos a ela.


Canindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário