sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

RN vai a Brasília discutir plano de ação para desastres na região nordeste

O Estado do Rio Grande do Norte se fez presente na reunião desta quarta feira, dia 15, em Brasília (DF), através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do RN, para tratar sobre o “Plano de Ação para Mitigação de Riscos e Preparação para Desastres na Região Nordeste do País”.

Coordenada pelo Diretor do Departamento de Minimização de Desastres (DMD), da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck, o encontro teve como destaque o planejamento de ações de capacitação de agentes públicos nos municípios do nordeste brasileiro, com a realização de oficinas e um simulado, que contará com a participação de vários órgãos ligados a defesa civil.

Durante a reunião, o Tenente Coronel Josenildo Acioli, Coordenador da Defesa Civil do RN e oficial do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN), solicitou da Secretaria Nacional de Defesa Civil a inclusão, inicial, dos municípios de Mossoró, Apodi, Assu, Natal, Ipanguaçu, Caicó, Parnamirim, Pendências, Macaíba, Ceará-Mirim e Extremoz no programa de capacitação do órgão nacional.

“O objetivo da reunião foi elaborar planos de contingência em 56 municípios da região Nordeste com maior incidência de desastres. A ação visa auxiliar esses municípios na preparação para o período de chuvas, com o desenvolvimento de atividades relacionadas à mitigação de riscos e preparação para desastres”, disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli.

De acordo com dados apresentados pelo Diretor Departamento de Minimização de Desastres, Rafael Schadeck, terão prioridades nesta ação aqueles municípios que possuem ocorrências de enxurradas e deslizamentos e recorrência de desastres e número de óbitos em função de catástrofes. “Aproximadamente 1.400 municípios do país apresentam suscetibilidade à ocorrência de enxurras e/ou deslizamentos”, disse Rafael Schadeck.

A proposta inicial do órgão é que as ações de capacitação no nordeste sejam realizadas entre os dias 26 e 29 de março deste ano.

Mais informações: Tenente Coronel Josenildo Acioli – Defesa Civil do RN


Fonte: Tenente BM Couceiro GGI-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário