sábado, 26 de maio de 2012

Corpo de Bombeiros e SESAP se unem para prevenir acidentes por queimaduras



O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) uniram forças em uma única campanha visando diminuir o número de vítimas por queimaduras no Estado do Rio Grande do Norte. De forma integrada, ambas as instituições intensificarão suas ações educativas, no mês junino, visando prevenir acidentes desta natureza.

Entre as ações programadas para ocorrerem, no mês de junho, estão a III Semana de Prevenção de Queimaduras, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Queimadura, comemorado oficialmente no dia 6 de maio, e a Campanha São João Seguro, planejada pelo Gabinete de Gestão Integrada Estadual, da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED).

O lançamento de ambas as ações ocorrerá no dia 4 de junho, no auditório do Hospital Walfredo Gurgel, com a presença de servidores de ambos os órgãos, estudantes universitários, voluntários da Cruz Vermelha e imprensa.

Neste ano, a programação se estenderá para escolas municipais e estaduais do estado, onde ocorrerão palestras e oficinas para crianças e adultos.


Segundo dados apresentados pelo o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel, uma média de 15 pessoas são atendidas, diariamente, vítimas de queimaduras no RN. Referência para o atendimento e cuidado ao paciente vítima de queimaduras no RN, desde sua criação, em 2006, o CTQ alerta que a maior causa das ocorrências de queimaduras envolvendo crianças são os acidentes domésticos com líquido superaquecido.


De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, todas as pessoas estão vulneráveis a acidentes, mas as crianças são aquelas que estão mais exposta ao perigo, dada a sua curiosidade natural, que as estimula a explorar o meio. “A prevenção é a melhor forma de combater as queimaduras, uma vez que elas são resultado de um acidente o que torna possível evitá-los”, disse o Comandante.

COLETIVA DE IMPRENSA

Uma coletiva de imprensa será realizada no dia 1 de junho,  às 9:30 horas, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar, situado na Avenida Prudente de Morais, nº 2410, em Natal, para apresentar a programação que será desenvolvida pela SESAP e pelo Corpo de Bombeiros do RN, no mês de junho.

Fonte: CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário