segunda-feira, 18 de junho de 2012

Bombeiros demonstram preocupação com o aumento de ocorrências na região metropolitana de Natal

De acordo com os dados da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou 4.409 atendimentos, na região metropolitana de Natal e cidades vizinhas, no período de janeiro a maio de 2012. Como previsto, os dados revelam um aumento considerável no número de intervenções prestadas pela instituição à sociedade potiguar. Em 2011, neste mesmo período, os bombeiros atenderam a 3.785 chamados.

Das ocorrências mais comuns deste período estão: Enxame de insetos (659), incêndios e princípios de incêndios (558), árvore oferecendo perigo (218), animal em perigo ou provocando perigo (64), vazamento de GLP (54), afogamento com recuperação de vítima (51), entre outros.

No trânsito, os bombeiros também tiveram muito trabalho. Ao todo foram: colisões com vítimas presas em ferragens (54), acidentes com motocicleta (34), Capotamento (30), colisões com vítimas presas em ferragens (29), acidentes com derramamento de combustível (20), acidentes com vítimas fatais (3), entre outros.

Uma das grandes preocupações do Corpo de Bombeiros está no aumento da incidência de ocorrências e incêndios e princípios de incêndios na região metropolitana. Somente nestes cinco primeiros meses de 2012 foram registrados: 112 incêndios residenciais, 56 em comércios, 32 em veículos entre outros.

Além do constante aumento da demanda de ocorrências registrada mês a mês, pelo CBMRN, o fato da região metropolitana estar crescendo a cada dia, com investimentos imobiliários, vem deixando em alerta a instituição. O impacto direto deste crescimento, segundo o Corpo de Bombeiros, está na dificuldade encontrada no deslocamento das viaturas para prestar o socorro. A cada dia, se torna mais difícil atender a um socorro, na região metropolitana, em função dos aumento de veículos circulando na cidade, o que torna mais prolongado o tempo resposta.

Por este motivo, a corporação vem buscando tomar medidas para descentralizar suas unidades e aumentar o efetivo. Recentemente, a Prefeitura de Natal concordou em doar um espaço público para que o CBMRN pudesse assumir a administração e com isso contribuir com o desenvolvimento do órgão. A área fica localizada na confluência da Avenida Gondim Gomes de Lima, com as ruas Solon Miranda Galvão e Emídio Cardoso, no bairro de Capim Macio, próximo ao campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pretensão é de que o espaço venha ser destinado à implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros, o que agilizaria o tempo-resposta para atendimento às ocorrências na zona Sul. O processo para oficialização da doação encontra-se na SEMURB.

"Com a doação deste espaço para a implantação de uma unidade operacional do Corpo de Bombeiros estaremos garantindo um serviço de socorro com mais rapidez e eficiência aos moradores da zona sul de Natal que ainda não dispõem de um quartel da corporação", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante dos Bombeiros.

Fonte:CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário