segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez



II Caminhada em Promoção a Saúde Auditiva e Combate a Surdez alerta população sobre educação auditiva no RN

No dia 10 de novembro será comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A Campanha Nacional da Saúde Auditiva pretende levar informação e educação sobre saúde auditiva para população.

A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.

A surdez pode se desenvolver de diversas maneiras. Quando genética, pode ser detectada nos primeiros dias de vida e tratada com sucesso. O teste da orelhinha – um exame rápido e indolor – pode resgatar a audição em quase 100% dos casos, se realizado nos primeiros seis meses de vida. 

Na terceira idade, mesmo com o envelhecimento natural dos órgãos, é possível conviver com a perda auditiva, buscando tratamentos para melhorar a qualidade de vida. O problema é mais perceptível após os 65 anos.

Dentre as técnicas utilizadas para reverter os problemas de surdez existe o implante coclear, em que o Rio Grande do Norte se tornou pioneiro, em 2000, dentre os estados do Norte Nordeste, neste tratamento. Esta e outras conquistas surgiram após a criação do Otocentro, em 1999, pelo Otorrinolaringologista Dr. Rodolpho Penna Lima Jr. e pela fonoaudióloga Danielle Penna Lima, que tornou o RN uma referência em otorrinolaringologia e fonoaudiologia no Nordeste.

O primeiro implante Coclear do Norte Nordeste, realizado em Natal, em agosto de 2000, com o apoio do Centro de Pesquisas Audiológicas da USP/Bauru, tornou o nosso Estado o segundo do país a realizar este procedimento”, disse o doutor Rodolpho Penna Lima Junior.

O implante coclear trata-se de um dispositivo eletrônico colocado através de cirurgia no ouvido interno do paciente, que tem suas fibras nervosas estimuladas. Um outro dispositivo, externo, capta os sons através de um microfone e, após a interpretação da informação no cérebro, o paciente consegue detectar e saber a direção dos sons, além de ouvir barulhos. 

Em janeiro deste ano, Natal se tornou, novamente, a primeira cidade do Norte Nordeste, a segunda do país e a quarta da América Latina, a realizar o implante Auditivo de Tronco Encefálico, ou seja, o implante de uma prótese em pacientes com surdez com o objetivo de restaurar a função auditiva, quando não se pode realizar o implante coclear.  


II Caminhada em Promoção a Saúde Auditiva e Combate a Surdez

No Rio Grande do Norte, estado pioneiro no Norte Nordeste em implante Coclear e no implante Auditivo de Tronco Encefálico, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez irá ser celebrado por meio da II Caminhada em Promoção a Saúde Auditiva e Combate a Surdez.

A II Caminhada em Promoção a Saúde Auditiva e Combate a Surdez, será realizada no dia 11 de novembro, próximo domingo, a partir da 8 horas, com concentração na Rua Ciro Monteiro, 1187, no bairro Tirol (próximo a Praça Augusto Leite), e seguirá em direção ao Parque das Dunas (antigo Bosque dos Namorados). O evento contará com a participação de profissionais da saúde, pacientes, familiares de pacientes, entre outros.

Os interessados deverão se inscrever até quinta feira, dia 8 de novembro, por meio do 3211-1236, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Os primeiros 600 inscritos ganharão camisas personalizadas do evento e bonés.


Fonte: 2º Ten BM Couceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário