segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Reunião com Comandante Geral


Participamos nesta quarta-feira, 2 de janeiro, de uma reunião com Comando do CBM/RN com o intuito de tratar sobre diversos assuntos de interesse do efetivo do CBM/RN. Conversamos sobre a Operação Verão (estrutura e operacionalidade), sobre o pagamento das Diárias Operacionais (processos e pagamento), sobre a proposta de reestruturação do Efetivo do CBM/RN , sobre a realização de Cursos de Formação de Cabos e Sargentos em 2013 e sobre o encaminhamento da Lei de Promoção de Praças da PM e do CBM/RN.

Além do Comandante Geral, participaram ainda o Sub-Comandante – Cel Otto, o atual Diretor de Engenharia e Operações – Tcel Monteiro, o Diretor de Administração Geral – Tcel Sócrates e, naturalmente a representação da ABM/RN composta pelos Sd’s Maribondo, Alexandre e Canindé.

A conversa teve resultados basicamente informativos. Demos algumas sugestões sobre a operacionalização dos serviços relacionados a prevenção de afogamentos e segurança no litoral (intensificada com o verão), satisfizemos algumas dúvidas sobre o pagamento das Diárias Operacionais que, segundo o CBM/RN, estão pendentes por consequência de entraves na Secretaria de Planejamento e Finanças do Estado, que estão além da competência da DAG ou do Comandante Geral.

Os assuntos mais importantes, no entanto, são o encaminhamento da Lei de Promoção de Praças e a proposta de reestruturação do efetivo do CBM-RN. 

A minuta da Lei de Promoção de Praças da PM e do CBM está em sua fase final de discussão com o Cel Araújo, Comandante Geral da PM-RN. Já aconteceram 6 reuniões entre o Comando da PM e as Associações representativas de Praças da PM/RN e do CBM/RN. Os debates devem ser concluídos agora em Janeiro e a expectativa é de enviar o anteprojeto de Lei ao Gabinete Civil ainda este mês. A exposição de motivos e justificativa do texto já estão prontas, foi providenciada pelas Associações que contrataram um escritório de advocacia para o trabalho.

Quanto a reestruturação do efetivo, foi-nos passado pelo Comandante e pelo Diretor de Administração Geral que a proposta que a ABM-RN protocolou em março de 2012, deverá ser substituída por uma nova com a previsão do aumento do efetivo previsto na Lei Complementar 230/2002 de 1065 para 1410, aumentando apenas o número de Sargentos e Oficiais. Pedimos uma cópia da minuta que está sendo trabalhada, para que possamos ter conhecimento da proposta e, caso concordemos, possamos defendê-la.

A avaliação que fazemos desse primeiro encontro é que precisamos trabalhar. E principalmente, não podemos acreditar no Gênio.

ABM-RN
Trabalhando pela valorização do Bombeiro Militar


Um comentário:

  1. Devemos unir forças em defesa dos nossos interesses e mostrar ao comediante que o conto do gênio pode ser dito de uma outra forma.

    ResponderExcluir