segunda-feira, 8 de abril de 2013

Apenas 14% das 5.570 cidades brasileiras têm Corpo de Bombeiros



Em matéria veiculada este domingo no Fantástico, foram apresentados dados bastante preocupantes sobre as condições de estrutura, pessoal e interiorização dos Corpos de Bombeiros em diversos estados do País. Mostrou-se na reportagem caminhões de combate a incêndio absurdamente improvisados e em condições inimagináveis. O foco foram os estados do Piauí, Maranhão e Minas Gerais, o que não significa que os demais estados da federação estejam em condições melhores que os apresentados.

No RN podemos afirmar que não temos mais caminhões rodando nas condições apresentadas na matéria, mas esse avanço em equipamentos não é de longa data. Até bem pouco tempo vivíamos cenários bastante próximos àqueles expostos em rede nacional.

Outro dado relevante apresentado foi o que se refere ao efetivo do CBM e sua presença no interior do estado. Segundo o Fantástico apenas o Amapá, Rio de Janeiro e  Distrito Federal tem o efetivo suficiente se considerar o parâmetro de 1 bombeiro para cada 1000 habitantes. As outras 24 unidades federativas estão aquém dessa proporção. No RN a proporção é de 1 bombeiro para aproximadamente cada 4200 habitantes, sendo as unidades concentradas em 4 municípios dos 167 existentes no estado, ficando cada cidade sede, se o raciocínio for meramente matemático, responsável por atender mais de 40 municípios.

As associações representativas de Praças da PM e do CBM tem continuamente levado propostas que podem repercurtir em segurança jurídica para a contratação de efetivo, garantia de ascensão profissional e estruturação dos órgãos responsáveis pela segurança publica e defesa civil no RN.

Falta que o Governo do Estado mude a prática e a visão. Corrija a miopia analítica de que investimento em Bombeiro e em segurança publica é “despesa” e que esse investimento se configure somente em aquisição de materiais.

O bem mais importante para as instituições de segurança deve ser o operador de segurança publica. Responsável pela operação de verdadeiros milagres diários ao prestar o atendimento à população do estado. O Estado, seja qual for o Governo, precisa encarar a segurança com seriedade, promovendo o ingresso na PM e no CBM de forma sistemática e organizada, realizando periodicamente concursos públicos para reposição e composição de seus Quadros funcionais, de modo que permita o planejamento das ações e da vida profissional do Policial Militar e do Bombeiro Militar.

Veja a íntegra da matéria em:


ABM-RN
Trabalhando pela valorização do Bombeiro Potiguar

Nenhum comentário:

Postar um comentário