sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ascensão Profissional x Motivação x Evasão


A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do RN vivem uma curiosa realidade. Existe claramente um movimento de evasão de seu efetivo. Não são raras as publicações nos Boletins Gerais das duas instituições de Licenciamentos a pedido, geralmente de Policiais e Bombeiros com pouco tempo de serviço prestado.

 As razões para esse fenômeno não são de qualquer maneira intrigantes ou desconhecidas, pelo contrário, são óbvias e preocupantes. Desde 1997 que não se faz uma seleção para Sgt’s Combatentes da PM, tanto que hoje existem mais de 800 vagas de 3º Sgt Combatente nos quadros da gloriosa; desde 2001 que não é feita seleção para Cabo Combatente PM, existem mais de 900 vagas de Cb Combatente na PM.

No CBM a situação é pior ainda: nunca houve seleção para Sgt ou Cb Combatente, assim como na PM os últimos processos foram realizados em 1997 e em 2001, quando o CBM ainda era vinculado organicamente a PM. O cenário no CBM é pior porque, diferentemente da PM não foi criado quando aprovada a Lei Complementar 230/2002 – que emancipou o CBM -  o Quadro Excedente de Praças (QEP), de modo que os Bombeiros promovidos a Cabo e a Sgt por meio dos Estágios de Habilitação, previstos no Decreto 7.070/77 ocupam as poucas vagas existentes no Quadro de Praças Bombeiros Combatentes.

Preocupadas com a falta de perspectiva de ascensão funcional para os Praças Policiais Militares e Bombeiros Militares, as Associações Representativas de PM’s e BM’s do Estado tem provocado os Comandos, já há alguns anos, para o encaminhamento da Lei de Promoção de Praças. Após diversos contatos, conversas, solicitações e requerimentos junto ao Governo do Estado e aos Comandos, conseguimos avançar com uma proposta elaborada coletivamente e que hoje tramita na estrutura administrativa do Governo do Estado, protocolada sob o nº 39668/2013.

A ABM/RN fez mais um pouco ainda, propôs em março de 2012, uma correção à Lei Complementar 230/2002 no que se refere à distribuição das 925 vagas de Praças Bombeiros Combatentes. Discutimos recentemente a proposta com o Comando do CBM/RN, juntamente com o Subcomandante, o Diretor de Administração Geral e o Diretor de Engenharia e Operações do CBM/RN, oportunidade em que o Comandante se comprometeu em remeter o anteprojeto de alteração da Lei Complementar 230/2002 o quanto antes ao Governo do Estado para a devida análise e aprovação na Assembleia Legislativa do RN.

Sobre a evasão de Policiais Militares, a falta de perspectiva de ascensão profissional e as consequências desse fenômeno acessem:



ABM/RN

Trabalhando pela valorização do Bombeiro Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário