quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bombeiros registram 494 incêndios e princípios de incêndios entre janeiro e março de 2013

De acordo com os dados estatísticos divulgados pelo Núcleo de Análise Estatística (NAE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou 2096 atendimentos, entre os meses de janeiro e março de 2013, na região metropolitana de Natal e cidades vizinhas. Além dos dados registrados pelo Ciosp, o Serviço Técnico de Engenharia da instituição (SERTEN) também realizou 1.228 ações preventivas, entre vistorias e análises de projetos de edificações no ano.

Com relação às ações educativas, foram realizadas mais de 51 mil orientações a pessoas, sobre procedimentos de prevenção de acidentes, afogamentos e incêndios, além de dicas de como manter uma vida saudável.
As ações atendidas pelo CBMRN foram registradas entre os dias 01 de janeiro a e 31 de março de 2013.
“Entre os meses de janeiro e março de 2013 tivemos uma queda de 23,9% nos atendimentos a ocorrências. Isso se dá porque no começo do ano o RN recebeu um volume maior de pessoas em função das férias e do carnaval. Com o fim desta temporada de eventos é normal que o número de atendimentos também diminua”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.
Do total de atendimentos prestados na região metropolitana, 583 coletas de leite para os bancos de leite do RN (programa Bombeiro Amigo do Peito), 494 foram ocorrências relacionadas a incêndios e princípios de incêndios, 335 enxames de insetos, 146 árvores oferecendo perigo de queda, 70 animais em perigo ou oferecendo perigo, 36 vazamentos de GLP (gás de cozinha), 8 pessoas presas em elevador, entre outras.
Os incêndios em áreas florestais lideraram as estatísticas de incêndios, foram ao todos 280 casos registrados. As demais ocorrências de incêndio foram: Incêndios Residenciais (69), Comerciais (28), Veículos (24), Residências Multifamiliar (4), Edificação Industrial (3), Estabelecimento Penal (3), entre outros.
Dos acidentes veiculares atendidos, 20 possuíam vítimas presas em ferragens, 13 com vítimas livres de ferragens, 2 não tiveram vítimas e em 16 casos foram registrados o vazamento de combustível.
Entre os locais com maior número de ocorrências atendidas nos três primeiros meses de 2013 estão: Praia do Meio, Centro, Ponta Negra, Lagoa Nova, Nova Parnamirim, Alecrim, Tirol, Cidade Satélite, Candelária, Redinha, Neópolis, Planalto, Capim Macio, Igapó, Felipe Camarão, Vale Dourado, Petrópolis, Búzios e Dix Sept Rosado.
Segundo o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Dantas, há uma tendência de crescimento na demanda de atendimentos solicitados à instituição. Esta demanda crescente é motivada com a vinda de novos investimentos imobiliários e turísticos, bem como em função do aumento populacional.
“De 2011 a 2013 tivemos, somente na região metropolitana, um aumento de 12,5% no número de atendimentos prestados a sociedade, se comparamos os três primeiros meses de cada ano. Os dados atuais exige que estejamos cada vez mais preparados para o futuro!”, destacou o Coronel Dantas.
Fonte: Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário