segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bombeiros do RN treinam com novos equipamentos para atuação em acidentes veiculares


Na manhã desta segunda feira, dia 20, cerca de 20 militares que atuam nas áreas de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, iniciaram treinamentos, no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) do CBMRN, situado na Base Aérea de Natal, Setor Oeste, em Parnamirim, sobre a operacionalização dos novos equipamentos de resgate veicular visando garantir uma maior eficiência nos serviços prestados na área e um melhor conhecimento no manuseio e manutenção dos novos materiais. O treinamento será concluído nesta terça feira, dia 21, contendo 16 horas/aulas.
Com a previsão do aumento do fluxo de veículos, nas estradas brasileiras, no período da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE) do Ministério da Justiça, está ofertando as capitais sedes da copa, desencarceradores hidráulicos e almofadas pneumáticas, entre outros equipamentos, para reforçar os serviços relativos ao atendimento a vítimas de acidentes veiculares nos estados.
Os acidentes de trânsito provocam inúmeras mortes, sequelas temporárias e permanentes. O atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros, com guarnições treinadas, funções específicas, materiais e equipamentos adequados, é de vital importância para a diminuição destes tristes números. Em 2012, o CBMRN registrou 125 acidentes com vítimas presas em ferragens, somente na região metropolitana. Apenas nos três primeiros meses de 2013 foram 20 casos deste tipo.
“O salvamento em ocorrências de acidente de trânsito com vítimas presas nas ferragens é muito complexo exigindo muita técnica da guarnição, que deverá trabalhar em equipe, precisando de controle emocional para atender pessoas com os mais diversos traumas e abaladas emocionalmente, diante de riscos diversos no local do acidente e quando o fator tempo é primordial. Esta situação de alto stress não pode negligenciar os riscos existentes que exigem cuidados a serem tomados em relação à segurança da guarnição, do local e da vítima”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN.
Fonte: Imprensa CBMRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário