sábado, 17 de agosto de 2013

Bombeiros Mirins recebem instruções operacionais de salvamentos

Como parte da formação educacional dos adolescentes que compõem o Programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, os alunos recebem, diariamente dos instrutores da corporação, técnicas essenciais de salvamentos nas mais diversas áreas operacionais relacionadas à instituição.


Durante uma aula da disciplina de Salvamento Aquático, realizada na quarta feira (7), na praia do Forte, os instrutores Eunildes e Ely Câmara, ambos experientes guarda vidas do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMRN, enfatizaram os procedimentos de segurança para um banho seguro com ênfase para a manobra denominada “Haltech”, que permite a retirada de vítimas de afogamento do meio líquido até uma área segura.

De acordo com o Tenente Marcelo Nascimento, Coordenador do Programa Bombeiro Mirim, os exercícios operacionais introduzidos ao longo do processo ensino-aprendizagem dos adolescentes irão possibilitar aos alunos, além de uma maior segurança na água, a aquisição de um maior e mais rico controlo gestual e, por isso, uma ampla disponibilidade motora, contribuindo para uma rápida preparação destes jovens como nadadores.

“Estamos buscando a evolução das capacidades físicas e psicológicas dos alunos para o domínio completo do meio aquático: habilidades, técnicas, agilidade e autoconfiança, visando um maior gosto pela prática das atividades aquáticas”, disse Marcelo Nascimento.

Segundo o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o Programa Bombeiro Mirim tem por objetivo orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.

“Durante o tempo em que esses adolescentes estão na corporação não estão nas ruas, e quando vão para casa são agentes multiplicadores das responsabilidades que eles aprendem na corporação”, enfatizou o Coronel Dantas.


Fonte: Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário