domingo, 18 de agosto de 2013

Bombeiros realizam 6.581 atendimentos no 1º semestre de 2013



De acordo com os dados da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou no 1º semestre de 2013, somente na região metropolitana de Natal e cidades vizinhas, um total de 6.581 atendimentos entre ações operacionais, preventivas e sociais, isso sem incluir as ações educativas contra afogamentos e acidentes de trânsito, realizadas durante a Campanha Praia Seguras, em janeiro deste ano, em que foram orientadas mais de 46 mil pessoas durante o verão.

Dentre as ações que mais exigiram do trabalho da corporação estão: 2.462 análises de projetos e vistorias realizadas pelo Serviço Técnico de Engenharia, o que representou um acréscimo de 27% na produtividade em relação a 2012 e as 1.235 ações de coletas de leite materno, feitas através do Programa Bombeiro Amigo do Peito, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para o abastecimento dos bancos de leite do estado e diminuição dos índices de mortalidade infantil.

De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, a corporação está conseguindo dar mais agilidade à demanda do Serviço Técnico de Engenharia de forma que vem reduzindo o acúmulo de processos solicitados. “Estamos garantindo mais produtividade no setor com um elevado número de atendimentos graças ao empenho dos bombeiros que sempre demonstram comprometimento com a sociedade potiguar”, enfatizou o Coronel Elizeu Dantas.

Entre os atendimentos operacionais que lideraram as estatísticas neste período estão: Incêndios e Princípios de Incêndios (730), Enxame de Insetos (708), Árvores oferecendo perigo de queda (355), Auxílio ao público e agentes de segurança pública (211), Animais em risco ou oferecendo risco (158) e Vazamento de GLP (gás de cozinha).

Com relação as ocorrências e incêndios registradas, no 1º semestre, 355 tiveram relação com áreas de matas (terrenos baldios e áreas de preservação ambiental), 132 em edificações residenciais uni-familiar (casas), 61 em veículos, 60 em comércios, 07 em apartamentos, entre outros.

De acordo com o Coronel Elizeu Dantas, os números apresentados pelo Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC) da Sesed estão dentro do que era esperado pela instituição para o semestre.

“Em relação ao ano passado, os dados apontam para uma ligeira diminuição, de apenas 1%, no quantitativo dos atendimentos operacionais prestados com um acréscimo de 27% nas ações preventivas, o que é considerado dentro do esperado”, enfatizou.

Fonte: Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário