domingo, 6 de julho de 2014

Comandante dos Bombeiros realizará, ainda neste ano, os Cursos de Nivelamento previsto na Lei de Promoção

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) reuniu na manhã desta sexta-feira (4), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TER), no bairro Tirol, em Natal, cerca de 350 militares que atuam na região metropolitana da capital, para celebrar o aniversário de 158 anos de criação dos Corpos de Bombeiros do Brasil, comemorado oficialmente no dia 2 de julho. Na ocasião, o Comandante Geral da Instituição, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, fez um breve relato histórico do CBMRN e seus desafios atuais, elogiou militares que durante a Copa realizaram importantes salvamentos no litoral e anunciou a decisão do Conselho Superior da Corporação que optou pela efetivação, já neste ano, dos Cursos de Nivelamento, Formação e Aperfeiçoamento de Praças previsto na nova Lei de Promoção (LPP) sancionada no dia 9 de junho de 2014, pela governadora Rosalba Ciarlini.
“É momento de refletimos nos ações passadas e nos empenharmos para evoluirmos cada vez mais como instituição. Ao longo dos três últimos anos, tivemos importantes avanços, como a renovação da frota, aquisição de equipamentos e melhorias estruturais em quartéis. No entanto, a mais importante conquista veio com a Lei Complementar nº 514/2014 que altera a Lei do Subsídio dos Militares Estaduais e prevê um reajuste de 32% para a categoria, bem como através do sancionamento da Lei de Promoção de Praças, instrumento que garante a ascensão profissional do Soldado até a graduação de Subtenente. Essas medidas vinham sendo pleiteadas pela tropa e realizam um sonho de anos”, disse o Coronel Elizeu Dantas.
Apesar da Lei de Promoção de Praças entrar em vigor somente em 1º de janeiro de 2015, o §1º do art. 36 estabelece que, a partir da data de publicação, a PMRN ou o CBMRN, em caráter excepcional e por meio de ato administrativo devidamente motivado já podem realizar esses cursos de nivelamento antecipadamente.
“A tropa solicitou administrativamente e o Conselho Superior votou e decidiu pela realização dos Cursos de Nivelamento, Formação e Aperfeiçoamento de Praças, já neste segundo semestre, ao invés da seleção interna. Estudamos todas as situações e escolhemos por aquela que acreditamos ser mais justa para todos. O crescimento profissional da instituição encontrava-se engessado e, por isso, temos bombeiros que há mais de 25 anos aguardam por uma promoção. Essa decisão beneficiará todos, sendo os mais antigos agora e os mais modernos no futuro. O mais importante é que todos já podem vislumbrar o crescimento na carreira”, disse o Coronel Dantas.
Durante a solenidade foi homenageada a guarnição do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) compostapelos Cabos Bueno e Maike e pelos soldados Carvalho, Richardson, Bezerra, Valter, Judymaykson e Agenor, que no dia 17 de junho, evitou o afogamento do engenheiro civil, Celso de Macedo Veiga, na praia do Forte. Além deles, a corporação também homenageou o sargento Oziel e o soldado Medeiros que evitaram, no mês de junho, afogamentos nas praias dos Artistas e Tibau do Sul, respectivamente.

Fonte: Imprensa CBM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário