quinta-feira, 20 de novembro de 2014

I TORNEIO JOÃO CÂNDIDO DE FUTSAL, EM COMEMORAÇÃO AOS 15 ANOS DA ABM-RN

                         Com intuito de comemorar os seus 15 anos de lutas em defesa dos diretos dos bombeiros militares, a ABM-RN promoverá no dia 30 deste mês um campeonato de futebol de salão no ginásio do Colégio Maristella. O nome da Copa homenageia o Praça João Cândido, vanguarda na luta por direitos aos Praças no Brasil, liderou em 1910 a Revolta da Chibata e participou da “Rebelião dos Marinheiros”, liderada pela Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil (AMFNB), que surgiu em 1962 lutando pelo direito da classe. Cândido tomou parte na Rebelião, ocorrida no prédio da Associação que é considerada por alguns a versão da década de 60 da revolta da chibata. Foi preso, internado como doente mental, excluído da Marinha de Guerra e Mercante Brasileira.

              Entenda o Movimento: "Em 22 de novembro de 1910 – 6 dias após a punição de 250 chibatadas infligida ao marujo Marcelino Menezes – explodiu a Revolta. Os marinheiros, sob liderança de João Cândido, protestaram contra as condições a que estavam relegados: os baixos salários, a ausência de um plano de carreira e, sobretudo, contra o castigo de impor chicotadas naqueles que cometiam as menores falhas. A punição da chibatada era uma prática herdada da marinha portuguesa e os castigos eram realizados a vista dos demais marinheiros". O que nos faz refletir e traz a importância do resgate de tão longínquo período de lutas é que ele não destoa das nossas atuais demandas, visto que as leis e os tratamentos aos militares não evoluíram conforme a sociedade a ser protegida pelos militares que nela também estão inseridos, basta lembrar que somente neste ano conquistamos o que já era pleiteado naquela época, lógico que em situações e contextos distintos, mas os baixos salários e ausência de um plano de carreira foram demandas conquistadas somente neste ano de 2014, e também através de lutas. A severidade das punições são mantidas até hoje, bem como as prisões administrativas, que hoje é uma das principais demandas de todas as Entidades Representativas do Estado através de um Código de Ética que substitua o atual RDPM que data de 1982 no período dos governos ditatorias no Brasil.

            Por tudo isso, as lutas de outrora são as mesmas de hoje, e com intuito de comemorar a fundação de nossa Associação, que tão bem tem representado os seus sócios durante esses 15 anos, convidamos a todos para esta confraternização, sua presença neste e em todos os eventos promovidos pela Entidade é essencial, pois todos nós somos a ABM-RN. Parabéns a todos os sócios! Participem!



ABM-RN, 15 ANOS DE CONQUISTAS E LUTAS POR DIREITOS AOS BOMBEIROS MILITARES POTIGUARES !

Nenhum comentário:

Postar um comentário