segunda-feira, 21 de março de 2016

PELA PRIMEIRA VEZ, CABO PODE SER PROMOVIDO A SARGENTO POR ATO DE BRAVURA


Pela primeira vez no Rio Grande do Norte, um cabo do Corpo de Bombeiros pode ser promovido a sargento por ato de bravura. Trata-se de um reconhecimento do Estado em contraprestação a uma conduta exemplar. O militar em questão é o cabo Eunildes, que salvou três crianças de um afogamento em 2011 na Praia do Forte, em Natal.

Ele poderá ser promovido amanhã (22), na solenidade que lembra o dia no qual o Corpo de Bombeiros local (CBMRN) se emancipou da Polícia Militar do RN (PMRN).

De acordo com a Lei de Promoção dos Praças, cabe ao chefe do Executivo potiguar reconhecer o ato e promover o profissional com data retroativa ao acontecido. Espera-se que o governador Robinson Faria reconheça o feito e torne concreto o ato inédito e histórico para os militares.

“É uma oportunidade que o governador tem de reconhecer a importância do profissional bombeiro militar para a sociedade, numa data muito simbólica para a corporação, dia 22 de março, em que comemoramos a emancipação do CBMRN da Polícia Militar. Eunildes é um militar exemplar”, declarou o presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM/RN), Dalchem Viana.

O ATO DE BRAVURA

Em 25 de janeiro de 2011, aniversário do cabo Eunildes e dia no qual estaria de folga, ele recebeu uma ligação de um colega militar, com um pedido: uma mulher e três crianças se afogavam na Praia do Forte e os bombeiros precisavam de ajuda. Havia poucos profissionais para a operação e o mar estava agitado. O cabo pegou seu próprio carro e foi ao local de salvamento, ajudar.

Por um mal súbito, a mulher morreu durante a operação, mas as crianças, então entre seis e 14 anos, foram salvas. Eunildes disse que, no momento, esquece-se de que era seu aniversário e não pensou duas vezes ao ir socorrer às vítimas. “Eu faria tudo de novo”, disse em entrevista a um canal de TV local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário