quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Confraternização com presença de Ricardo Balestreli é sucesso

Realizada em 28 de dezembro, a confraternização da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM/RN) foi um sucesso.

O bate-papo com Ricardo Balestreli, ex-Secretário Nacional de Segurança Pública e um dos maiores especialistas brasileiros na área de segurança pública, constituiu um passo importante na construção de uma maior consciência profissional para a categoria.

De acordo com o especialista, o bombeiro precisa usufruir da credibilidade social conquistada, tendo em vista ser considerado pela sociedade brasileira, desde 2009, o profissional mais confiável do País, conforme pesquisa divulgada pelo IBOPE.

A categoria atingiu, em 2015, último ano medido, um índice de aprovação social de 86%, à frente de instituições como igrejas e Forças Armadas. Face a esse ponto positivo, o bombeiro, segundo Balestrili, deve se repensar e se revalorizar. 

Por isso, o ex-Secretário Nacional de Segurança Pública abordou temas como a crise de identidade desse profissional, como o seu posicionamento institucional – se, de fato, deveria estar localizado na área de Segurança Pública, onde disputa espaço com agentes policiais, ou se estaria mais adequadamente posicionado se fosse transferido para a área de Defesa Social.

Na opinião de Balestreli, o Corpo de Bombeiros constitui uma “pedra preciosa” deslocada dentro do sistema de segurança, razão pela qual deveria se refletir a respeito de seu deslocamento para a defesa civil.

Além disso, frente à constatada credibilidade social, o bombeiro deve pensar a sua valorização internamente, com maior aumento de sua autoestima; esse profissional deve ter ciência de seu valoroso papel, que, na opinião do especialista, trata-se de serviço “insubstituível”.

Por todos esses motivos, a confraternização proporcionada pela ABM/RN com Balestrili tornou-se um grande êxito para a categoria, com ponderações importantes para os bombeiros. A tendência é continuar com projetos dessa natureza, que tragam valorização e consciência à categoria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário